Saturday, February 25, 2006

REFLEXÃO EM PENSAMENTO

O dia está cinzento carregado e a chuva é muita. O João já descansa acompanhado da sua música preferida. Momento, para ele, de enorme prazer e descontração. A mim proporciona tempo de reflexão e permite direccionar o pensamento, como por exemplo, para pessoas, amigos e conhecidos, que de certa maneira nos rodeiam, que fazem, fizeram, partilham ou partilharam parte da nossa vida. É bom, mas nem sempre positivo. Por vezes torna-se alegre e outras triste. Infelizmente nem tudo são rosas!!!
Os procedimentos não são sempre como os nossos desejos ou sentimentos. Se assim fosse, seria muito bonito, enriquecedor, maravilhoso,...
Existem os bons e os maçadores. Os de fácil e difícil cativação. Os que da popularidade fazem ciência, tentando convencer terceiros a sentirem-se os únicos desejados para conviver, demonstrando-lhes traços atractivos, charme e bajulação cativantes. Insinuam-se de competentes, buscam e ou conhecem os meandros. Tentam ganhar reputação para serem considerados inteligentes, despachados e imprescindíveis. Mas, se por alguma razão, descobrem que não são correspondidos, reconhecidos, ou não merecem, não desarmam, passam a comportar-se como colaboradores incansáveis, a tratar esses " seus semelhantes " com palmadinhas nas costas. Prometem tudo!!!, mas, têm sempre presente que jamais abdicarão "do interesse pessoal". Para esses, melhor do que a distância, o afastamento é eficaz e recomendável.

Wednesday, February 15, 2006

AMIGOS EM CONVERSA

Existem pessoas que com ar de delicadeza, charme ( por vezes forçado ), tratando os demais ( se lhes interessa ) com palmadinhas nas costas, prometendo mundos e fundos,insinuando por vezes que a situação não é a mais indicada e deveria ser melhor, » serão de certeza reconhecidas como pessoas atenciosas, amigas do próximo, etc, etc «.
Mas atenção, " se o interesse pessoal está em causa! ", esquecem de imediato o interesse pelos outros. Tratam do seu, esquematizam estratégias para benefício próprio, ou seja, tratam da sua " vidinha ". E se algum obstáculo se atravessa nos seus caminhos? Logo insunuam que fulano, cicrano ou ..., não estão com o desempenho de acordo com os seus gostos, que afinal não são tão eficientes como pensavam, etc, etc.
Palavra puxa palavra, até que a certa altura um dos amigos dispara: É engraçado!!! Quem sou eu para julgar alguem, mas na realidade nunca fui com a cara "dele "!!! Sempre pensei que vocês o tinham em muita consideração. Enganei-me. Afinal a minha apreciação estava correcta. Caros amigos, é preciso cortar de imediato o mal pela raiz. Dizer olhos nos olhos a verdade que doi, e se doi... Jamais poderá existir o silêncio.

Saturday, February 11, 2006

COMO..., SEM SOLIDARIEDADE?

Na reunião e tomada de posse dos novos Corpos Gerentes para 2006 de uma Instituição ( ABL ), à qual tenho a honra de pertencer, foi uma vez mais praticada a " SOLIDARIEDADE ". Melhor dizendo, duas Instituições de Solidariedade Social ( áreas da Deficiência Profunda e Apoio à Infância e Terceira Idade ), foram contempladas com verbas que, "tenho a certeza", muito irão contribuir para o equilibrio dos "orçamentos e ou investimentos essenciais ao desenvolvimento e expansão".
Foi cumprido o lema: "» PARA QUE POSSAMOS AJUDAR QUEM PRECISA «".
Sem IPSS's, a vida seria, e muito, mais sacrificada e difícil. As IPSS's são uma luz, cuja chama jamais se poderá extinguir. O que seria deste país sem IPSS's???. Se assim não fosse, de certeza que no Congresso da "CNIS" - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, efectuado em Fátima nos passados dias 28 e 29 de Janeiro, não estariam presentes a Ministra da Educação, o Ministro do Trabalho e outras personalidades políticas e não só.
As IPSS's, sem fins lucrativos, já atingiram um total nacional de 2.312. Empregam mais de 70 mil pessoas e são consideradas o segundo empregador a seguir ao Estado.
Como o Estado não garante o apoio essencial às IPSS's, só a SOLIDARIEDADE e o MECENATO poderão solucionar e colmatar esse grande e grave problema.
Pensamentos:
»" São elementos essenciais da verdadeira Amizade a Generosidade e o Desinteresse "«.
»" Candeia que vai à frente, alumia duas vezes "«.
Muito bem. O Congresso da "CNIS" terminou. Os novos Orgãos para o triénio 2006/2009 tomaram posse. Parabéns Padre Lino Maia. As IPSS's e quem delas beneficia muito esperam de si e dos seus pares.

Thursday, February 09, 2006

( DES ) CONFIANÇA TEM LIMITES

No dia 8 de Fev de 2005 escutei na rádio uma notícia que me impressionou:
» A maior quantidade de Processos em Investigação localizam-se no Poder Local, Segurança, ..., e, " pasme-se ", nas Instituições de Solidariedade Social!!!«.
Será possivel tanto abuso e corrupção???
Como seria bom se na prática fosse:
» "Faz o Bem e não digas a quem" «.
» "A mão esquerda não deve vêr o que a direita dá" «.
» "O Voluntariado deve ser gracioso, sem remuneração de espécie alguma" «.
» "A Solidariedade é como a Amizade, promove-se, cultiva-se, pratica-se com doação, amor, entrega e participação" «.
» "Se queres ser feliz toda a vida, é solidário" «.
Após reflexão e análise profundas, chegamos à conclusão que nas Instituições de Solidariedade Social, » para alem dos profissionais remunerados ( imprescindíveis ao normal funcionamento dos serviços e providos de ética irrepreensivel), todos os restantes "actores" devem desempenhar tarefas com doação, amor, entrega, voluntariado e, muito especialmente, sem interesses pessoais. O respeito pelo que é do "alheio" deve ser "ponto de honra".
Quem não reunir perfil e qualidades para essa missão, (» não resistir à tentação «), deve pura e simplesmente afastar-se. Não deve esperar pelo "falatório em surdina", que normalmente vai subindo de tom, dá realidade ao conhecimento e acaba forçosamente em "demissão" ou, se atingir a ofensa grave", gera investigação e ...
Coragem precisa-se e bom senso é necessário.
» Quem não ama os seus semelhantes, terá uma vida vazia «.