ORIGENS, TÓNICO PARA A ALMA ( 4 )
PORTO
Rio Douro, Barcos Rabelos
Ponte D. Luis I
Entre outros, o " Paço Episcopal " à esquerda e no plano superior.
Percorrido o Tabuleiro superior da Ponte D. Luis I, segue-se a Rua Saraiva de Carvalho. Uns metros à frente, virando à esquerda, depara-se a rua de acesso ao Terreiro da Sé, a estátua de " Vimara Peres " e " A Casa da Câmara " «( equivalente aos Paços do Concelho, que funcionou até finais do Século XVIII- em 1894 foram descobertas as suas ruínas em operações arqueológicas e a sua reconstrução data de 2001 )», como a dar as boas vindas.
Ao lado, na entrada do Largo, está implantado um Bloco de granito tendo na face frontal esculpida :
"») No dia 17 de Junho de 1147 o Bispo do Porto D. Pedro Pitões pregou neste lugar aos Cruzados Norticos exortando-os a auxiliar D. Afonso Henriques na conquista de Lisboa aos Mouros empresa guerreira em que devotadamente participou («".
O Município do Porto em 17.VI.1947
mandou gravar esta inscrição
Largo do Terreiro da Sé com a imponente Sé Catedral, ao centro o Plourinho e ao fundo o Paço Episcopal ( ainda está na minha memória funcionar no edifício a Câmara Municipal - a actual não estava concluida - e o Paço Episcopal estava na Torre da Marca, frente ao Palácio de Cristal). Continuando, deparamos com a " Torre Medieval ", o Largo Dr. Pedro Vitorino com o " Chafariz da Rua Escura ", século XVII, transferido em 1940; a Igreja dos Grilos, as Ruas das Aldas ( nos anos 60 nesta eram confeccionadas, por uma costureira aí residente, as minhas camisas por medida e nos trincos ), S. Sebastião, Rua Escura, Biela dos Anjos, etc, etc...
Pena a muita e deploravel degradação de inumeros edifícios. Será praga do país?!!!
Um mundo de recordações e vivências ...
0 Comments:
Post a Comment
<< Home