Wednesday, September 28, 2005

VIDEOVIGILANCIA

É do conhecimento geral que a vigilância por câmaras de video tem por finalidade prevenir, dar conhecimento de... e se necessário ser suporte de ou para...
Generalizar? Não de todo. Apenas em sítios e zonas que a aconselhem, que possibilitem melhor conhecimento da situação de conjunto e estabilidade social.
Se a videovigilância não fosse positiva e de excepcional interesse para a comunidade, as lojas, grandes superfícies, espaços semi-públicos, bancos, instituições públicas e outros..., não a teriam adoptado. A capacidade dissuasora, conhecimento e identificação, só por si não a justifica?
Se os riscos, « associados à liberdade pessoal e intromissão na vida privada, exigem medidas cautelares, defesa dos direitos do cidadão, autorização da Comissão Nacional de Protecção de Dados, regras e responsabilidade no acesso e na conservação das imagens »; os benefícios não serão tambem importantes? Certas dúvidas, criminalidade, insinuações, afirmações, tratamentos, etc, etc..., não serão facilmente esclarecidos?
Em reflexão.

Tuesday, September 27, 2005

PRODUTIVIDADE

No passado dia 15, no DN, artigo de Rudolfo Rebêlo, "Economia & Negócios", meditei sobre algumas citações descritas:

  • Salários aumentam e custos destroem produtividade.
  • 66% é o peso das remunerações portuguesas no PIB. Em Espanha , o rácio é apenas 58%. Na União Europeia essa relação está estacionada nos 60%.
  • A diferença entre salários e criação de riqueza é o suficiente para "estragar" a competitividade.
  • Os europeus, ao produzir mais e melhor, conseguem criar mais riqueza, oferecendo aos empresários mais margens comerciais e lucros.
  • Em Portugal as remunerações crescem acima da produtividade.

Penso que as citações descritas dizem respeito, e só, às empresas que criam e produzem riqueza. Na positiva, leva-nos a interrogar? E as restantes? Exemplo: O terciário? Os serviços? Oficiais ou de apoio?!!! Nestes será possivel determinar igualmente a produtividade? Possivel é, mesmo que indirectamente. Mas, para que seja real, palpavel e positiva, necessita de Liderança e Gestão eficaz; verdadeiro profissionalismo, e isenção de )"compadrios"(. Requer um estudo profundo da realidade, das necessidades, da aplicação da polivalência, da eliminação do supérfluo e da incompetência, da reestruturação eficaz e do controle rigoroso das " Despesas".

«" PRODUTIVIDADE é precisa "». O desenvolvimento e crescimento da «" Economia"» exige-a.

)«" Pesos e Medidas iguais para TODOS "»(.

Sunday, September 25, 2005

PRESIDENCIAIS

Para a República Portuguesa, claro.
Mais um candidato se assumiu: O " Dr. Manuel Alegre ", socialista, deputado e Vice-presidente da Assembleia da República. O anúncio foi em Agueda, sua terra natal e num jantar de apoio ao candidato do PS à Presidencia da Autarquia.
Para já e com origem no PS temos dois. Mas atenção!, o Primeiro Ministro (« Eng.º Socrates »), diz que o seu partido só tem o " Dr. Mário Soares ",.. e mais nenhum!...
A força da Amizade começa a desabrochar!!! Os frutos estão à vista.
Para reflexão cito mais um pensamento apresentado aos « compadres da ABL »: )« Livrai-nos de suspeitos, porque estes são o veneno da Amizade »(.
Continuo adepto da " MONARQUIA ", mas não...

Friday, September 23, 2005

O METRO EM V. N. DE GAIA


O Metro já chega à Câmara de Gaia. " Finalmente "!. Assisti à inauguração pela TV em 17 de Setembro. Fiquei radiante, demorou mas chegou.
Ao contrário do que afirmei a 1 de Agosto ( afinal só foram ensaios ), o Snr. Ministro das Obras Públicas esteve presente. A inauguração, « embora parcial », era de peso. Falta concluir o restante traçado até Santo Ovídeo e Laborim. Torna-se necessário dar ") corda aos sapatos"( ,
a Obra não pode parar, mas não só em Gaia, tambem no restante Grande Porto. Os benefícios para a população não têm preço e justificam a ultrapassagem do "Orçamento". Já o TGV e OTA ?!...
Estou ansioso por voltar breve à minha terra para andar no METRO de Gaia para o Porto.

Sunday, September 11, 2005

CANDIDATURAS NO DIA A DIA

Ouvi com certa satisfação as declarações do Snr. Pinto da Costa.

Objéctivo: «Hipótese de candidatura a um novo mandato no FCP».

Justificação: « Sou católico ». O novo Papa não foi nomeado com mais de 80 anos? No meu país não há um candidato a Presidente da Républica com 81 anos? Haverá problema na minha candidatura?!. Até já penso em inscrever-me nos juniores do FCP!...

Bom motivo para reflexão???!!!.

Saturday, September 10, 2005

PRESIDENCIA DA REPUBLICA

Mais um candidato está anunciado. É o Dr. José Maria Martins, (« advogado e muito conhecido no processo "Casa Pia" »). Disseram, se não me engano, que já foi trabalhador rural, operário,polícia, funcionário judicial e ex militante do PS durante 20 anos. Não existem duvidas, tem um curriculum invejável e com grande gabarito.
Analisando bem essa candidatura, talvez não esteja fora de contexto. Uma machadada no sistema instalado poderia desanuviar o clima, acabar com penachos, etc, etc e tal!!!
"Prefiro a Monarquia".

AMIZADE

Pensamento apresentado na reunião da A.B.L. para reflexão dos associados e convidados presentes:
Só conhecemos a força da Amizade quando a experimentamos »(;.
Se for sincera, verdadeira e recíproca, torna-se salutar e vivencial. Origina cumplicidade, compreensão, ajuda, partilha...
Mas se é fingida? Interesseira? Premeditada? Calculada?. Pela minha parte dispenso-a, « não a quero experimentar ». O amigo ou amigos que passem bem, obrigado!...

Friday, September 09, 2005

A CRITICA

A crítica, que todos bem conhecemos e!« quantas vezes a utilizamos », tem dois sentidos: "construtiva e negativa".
A construtiva, por norma e força da palavra, é salutar, ajuda, aconselha; « melhor »: é amiga e normalmente é aceite e respeitada.
A destrutiva, por princípio, deve ser condenada, salvo excepções, devidamente fundamentadas com frontalidade e coerência.
A crítica destrutiva poderá comparar-se ao " proibir para castigar ". E quando são incluidos inocentes?! A proibição generalizada não resolve, pelo contrário: baralha, não esclarece, gera dúvidas, não penaliza os prevaricadores e ou mal educados.
« Oh! Deus, oh! meu Deus! », porquê e por vezes a "vida é madrasta"?! Porquê e por vezes o "poder se sobrepõe ao bom senso"?!
Cito:) " F. SCOTT FITZGERALD "
  • Quando te sentires com vontade de criticar <( eu acrescento: e "proibir / castigar" )> alguem, lembra-te disto: « nem todos tiveram neste mundo as vantagens que tu tiveste ».

Thursday, September 01, 2005

PARAR / PENSAR / REFLECTIR

Estar na 3.ª idade!> com saúde mais ou menos estavel, com problemas e responsabilidades familiares » acrescidas «, necessidade de ocupação e lazer próprios, exigem uma gestão temporal organizada e devidamente programada.
Após uma vida de trabalho, « 8 anos de função pública e 41 anos na privada ( empresa multinacional!?!... ), « área tecno-industrial », e acrescentando " em paralelo " nos ultimos 20 anos, a fundação, implantação e organização ( por vezes partilhada ) de uma IPSS na área da Deficiência Motora e Mental Profunda, incluindo a criação/preparação e gestão de dois Centros com as valências de Lar e CAO ( actividades ocupacionais ), um em Instalações provisórias cedidas pela autarquia de Lisboa ( já encerrada ), e o segundo construido de raíz com capacidade para 54 Utentes em LAR e 13 em Semi internato <( Freguesia de Agualva / Cacem / Sintra )>; seria justo que uma ocupação e lazer a "gosto" «! fosse o prémio merecido !».
Mas não!, a vida não é como a desejamos e a "felicidade" não é completa!!! " muito menos a pedido ". O prémio já será bom se a vida permitir conciliar os problemas e responsabilidades com ocupação/lazer, e!... ainda, ser possivel apoiar algo mais. «A Solidariedade por exemplo».
Citação de uma leitura: «" O passado e o futuro são uma espiral; cada volta faz parte da que se segue "». Reflexão pessoal: «" O presente não pode ignorar nem substituir o passado, mesmo que para tal sejam dadas muitas voltas e piruetas!!!; será sempre uma continuidade "». A " Faculdade da Vida prova-o ".
No presente, estamos a efectuar uma nova ocupação/experiência no Voluntariado Social.